Em 1877, a Paulista abria
o primeiro trecho, partindo de Cordeiros até Araras, do que seria o
prolongamento de seu tronco. Em 1880, a linha, com o nome de Estrada do
Mogy-Guassú, atingia Porto Ferreira, na mesma época em que a autorização para
cruzar o Mogi e chegar a Ribeirão Preto foi indeferida pelo Governo Provincial,
em favor da Mogiana. A linha, então, foi desviada para oeste e atingiu
Descalvado no final de 1881, seu ponto final. Em 1916, as modificações da
Paulista na área entre Rio Claro e São Carlos, na linha da antiga Rio-Clarense,
fizeram com que o trecho fosse considerado como novo tronco, deixando a linha a
partir de Cordeiros como o Ramal de Descalvado. Desde o começo em bitola larga
(1,60m), ele funcionou para trens de passageiros até julho de 1976
(Pirassununga-Descalvado) e até fevereiro de 1977 (Cordeirópolis-Pirassununga).
Trens cargueiros andaram pela linha até o final dos anos 1980. Abandonado, o
ramal teve os trilhos arrancados entre 1996 e 2003 e atualmente abriga um terminal urbano de ônibus.
Texto extraído do site: http://www.estacoesferroviarias.com.br/l/leme.htm
A estação de 1917, hoje utilizada como terminal urbano rodoviário
Um trem cargueiro passando por Leme - 1940
(acervo de Heloisa Mansur)
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terça-feira, 21 de agosto de 2012
Estrada de Ferro em Leme
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