segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Próxima parada - Souza Queiroz!

Um pouco de história da estação ferroviária de Souza Queiroz:


"A ESTAÇÃO: "Para melhor servir á zona atravessada pela via ferrea (...) tem esta estação a grande vantagem de quebrar a distancia de 13 kilometros, a maior nas linhas de 1,60 metros entre duas estações, pois está projectada no km 172 quase a meia distancia entre Leme e Pirassununga". O relatório de 1895 da Paulista assim justificava a construção de uma nova estação na linha Jundiaí-Descalvado, e seguia afirmando que "para as despesas com esta construcção concorreram os fazendeiros interessados que alem de auxilio em dinheiro, forneceram tijolos,madeiras e agua encanada até o local da estação". A estação foi finalmente inaugurada em 1896, nas terras da Fazenda Cresciumal, de propriedade, até hoje, da família Souza Queiroz. Foi sempre um depósito mesclado com estação, tendo sido reformada em 1918, tomando o aspecto definitivo. Em 15 de agosto de 1968, foi rebaixada a parada, devido ao pequeno movimento. Em 18 de fevereiro de 1977, o último trem de passageiros vindo de Pirassununga para Cordeirópolis passou por ali. Após 1986, apesar de um abaixo-assinado dos moradores da pequena vila ao seu redor, que pediam a sua manutenção, o prédio foi demolido. Segundo relatos de moradores,  do que sobrou da pequena vila, da demolição saíram duas mil tábuas de aroeira! Hoje dela somente resta a plataforma, e os trilhos foram retirados no mês de dezembro de 1997. O pintor Rubenza, de São Paulo, imortalizou a estação em alguns quadros pintados nos anos 1980.(Ralph Mennucci Giesbrecht - do seu livro "Caminho para Santa Veridiana", 2003)"

Extraído de: www.estacoesferroviarias.com.br

Publicado por Jonas Odécio Comin


A estação já abandonada - Jul/1980


   
                                             O político Fernando Costa chega à estação de Leme/SP, 

em 1944/45. Note os carros da São Paulo Railway (SPR) e não da Paulista 
(Acervo Nestlé)
                                           

                                                                                     Horários dos trens



Um comentário:

Ivone Pedroso de Moraes disse...

Parabéns!
Excelente reportagem!