Roberto Martani ou Seu Martani para os amigos, foi funcionário da SAECIL até a década de 70.
Foi um homem além de seu tempo! Quem o conheceu pode afirmar isso com certeza e segurança.
Era um homem insaciável com as invenções, muito inteligente e criativo, fazia tudo com muito amor e quando tinha algo em mente, não sossegava enquanto não construísse!
Foi inventor de muitas engenhocas mecânicas e elétricas. Para quem não sabe, a máquina de fazer Biribinhas de ƒestas Juninas foi idealizada e construída por ele, que acabou vendendo a máquina para uma indústria e não o projeto. A máquina de fazer tijolos compactados, também foi uma de suas criações e muitas outras engenhocas que facilitaria a vida de muitas pessoas na época.
Enquanto nem se falava em semeação "in vitro", o Seu Martani já tinha um laboratório caseiro, onde desenvolvia e criava técnicas próprias para isso, de onde gerava plantas e orquídeas de alta qualidade e de beleza ímpares.
Para quem conheceu e conviveu com ele, sabe muito bem o quanto este homem era além de seu tempo. Tinha um espírito afinado com a natureza e com o Divino. Falava de coisas que na época eram incompreendidas e que somente hoje, quando vemos algo que se relaciona, dizemos - Olha só, o Seu Martani já dizia isto!
Era Italiano e escolheu Leme para viver e viveu muito bem com sua família. A saudosa Dona Miloca, sua esposa, o chamava carinhosamente de "Robertolino".
Fica aqui nossa homenagem ao Mestre - Roberto Martani! Saudades!
Acervo fotográfico - Jonas Odécio Comin
Postagem - Valentin Comin