domingo, 24 de março de 2013

Dr. Enni Jorge Draib

 Dr. Enni, como era mais conhecido, este grande homem de formação acadêmica Cirurgião Dentista, foi Vereador e Secretário da Saúde de Leme na década de 80.

Foi um dos grandes homens que Leme já teve em sua história. Amante da família, super pai, zeloso esposo e acima de tudo um Grande Amigo e um homem público de qualidades e virtudes incomparáveis. 

Trouxe grandes benefícios à cidade, era muito ligado às comunidades e aos menos favorecidos. Como Secretário da Saúde, implantou a dosagem de flúor na água da cidade, agregando qualidade e saúde aos cidadãos.

Os grandes homens se vão, mas suas obras ficam para sempre!



 
Fotografia:  Valentin Comin

Pe. Mário Favrin

.
Padre Mário Favrin, carioca nascido em 20/04/1916, se ordenou  padre no dia 20/02/1942.
 
Faleceu em 16/03/2013, em Pirassununga/SP,  na Paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos.
 
Foi sepultado no cemitério local. Padre Mário foi  Pároco na Igreja Imaculada Conceição em Leme por muitos anos, muito querido e amado por todos que o conhecia, pessoa humilde e amoroso com todos que o procuravam.
 
Nos deixa muitas saudades .


postado por valentin comin

quarta-feira, 20 de março de 2013

LEME 1930

Vistas aéreas da cidade de Leme,  feitas pelo Instituto Geográfico e Cartográfico [ IGC ] nos anos de 1930 e1940.
                                                    A cidade de Leme, hoje onde é o centro da cidade.

                                           Corredeiras do Rio Mogi Guaçu, hoje Taguari Ponte.


                                         Fazenda Graminha


                                         Fazenda Cresciumal

sábado, 2 de março de 2013

Roberto Martani - O Mestre!

Roberto Martani ou Seu Martani para os amigos, foi funcionário da SAECIL até a década de 70.

Foi um homem além de seu tempo!  Quem o conheceu pode afirmar isso com certeza e segurança.

Era um homem insaciável com as invenções, muito inteligente e criativo, fazia tudo com muito amor e quando tinha algo em mente, não sossegava enquanto não construísse!

Foi inventor de muitas engenhocas mecânicas e elétricas. Para quem não sabe, a máquina de fazer Biribinhas de ƒestas Juninas foi idealizada e construída por ele, que acabou vendendo a máquina para uma indústria e não o projeto. A máquina de fazer tijolos compactados,  também foi uma de suas criações e muitas outras engenhocas que facilitaria a vida de muitas pessoas na época.

Enquanto nem se falava em semeação "in vitro", o Seu Martani já tinha um laboratório caseiro, onde desenvolvia e criava técnicas próprias para isso, de onde gerava plantas e orquídeas de alta qualidade e de beleza  ímpares.

Para quem  conheceu e conviveu com ele,  sabe muito bem o quanto este homem era além de seu tempo. Tinha um espírito afinado com a natureza e com o Divino.  Falava de coisas que na época eram incompreendidas e que somente hoje, quando vemos algo que se relaciona, dizemos - Olha só, o Seu Martani já dizia isto!

Era Italiano e escolheu Leme para viver e viveu muito bem com sua família. A saudosa Dona Miloca, sua esposa, o chamava carinhosamente de "Robertolino".

Fica aqui nossa homenagem ao Mestre - Roberto Martani!  Saudades!





Acervo fotográfico - Jonas Odécio Comin

Postagem - Valentin Comin